top of page

Você sabe tomar medicamentos corretamente?



Você em algum momento ficou com dúvidas sobre como tomar o medicamento com água, suco ou leite?

E comum por algum tempo ficar com essas dúvidas. Para evitar essas dúvidas e riscos a sua saúde é preciso estar atento as dicas e informações para que os efeitos desejados aconteçam e o seu tratamento tenha efeitos positivos.



Há alguns passos que são essenciais e que devem ser considerados por quem está tomando algum tipo de medicamento.


Por que ingerir os medicamentos apenas com água?

A água é ela não tem capacidade de reagir com outras substâncias, com os princípios ativos dos medicamentos e não interferindo no resultado do seu tratamento.

Tomar uma cápsula com água também é muito importante por auxiliar na deglutição. A água age como um agente lubrificante, evitando que a cápsula fique presa no esôfago e evitando lesão nessa área.

Quando você ingerir o medicamento sem está ingerindo água junto pode acontecer que o fármaco fique parcialmente alojados no esôfago são muito propensos a causar inflamação e irritação na mucosa.


Gerando uma resposta inflamatória pode levar a uma série de sintomas paciente pode sentir dor no estômago até sangramentos e graves perfurações no esôfago.

Para evitar esses sintomas, é indicado tomar o seu remédio apenas com água .


Uma forma segura de você tomar o medicamento e ter a sua eficácia preservada, seguindo normalmente o seu caminho natural no corpo e passar por todas as fases até ter seus efeitos positivos.


E se você tem dificuldade de engolir comprimidos o que fazer?

O mais indicado é que, sempre que possível, com orientação do farmacêutico clínico prescrição em outra forma farmacêutica, como shot, jujubinha, barrinha de chocolate 70% e strip oral essas formas farmacêutica como estratégias para ajudar na adesão do seu tratamento.


Editado por

Francinalva gomes

Farmacêutica clínica



0 comentário

Bình luận


bottom of page