Reprodução/Internet
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) do Ceará soltou 38 animais silvestres de nove espécies diferentes no Piauí, em uma ação realizada em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nas últimas quarta-feira, 24, e quinta-feira, 25.
Segundo informações da assessoria de comunicação, os animais foram resgatados ou apreendidos por órgãos ambientais e levados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), onde receberam cuidados até o dia da soltura. O Instituto Pró-Silvestre (IPS) também contribuiu na recuperação dos papagaios-verdadeiros antes que fossem encaminhados ao Cetras.
A ação ocorreu no Piauí devido à ausência de áreas de soltura cadastradas no Ceará que apresentassem as características necessárias para a reintrodução das espécies resgatadas. Através da Instrução Normativa (IN) lançada pela Semace, foram estabelecidos critérios, diretrizes e procedimentos gerais para cadastrar áreas de soltura de animais silvestres.
A IN é válida para animais silvestres nativos provenientes de resgate, apreensão ou entrega voluntária, assegurando que as solturas sejam realizadas em locais adequados para a preservação e bem-estar dos animais.
Fonte: O Povo
Commentaires