O céu de Teresina tem apresentado uma tonalidade acinzentada, despertando a curiosidade dos moradores e sugerindo a possibilidade de chuva em um período atípico do ano. No entanto, especialistas indicam que a mudança de cor é resultado da fumaça proveniente de queimadas e incêndios florestais em diversas regiões do Brasil.
A climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Prevenção de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh-PI), explica que a fumaça é originada principalmente de incêndios em biomas como a Amazônia e o Pantanal. A seca severa que atinge esses biomas reduz a umidade e a ocorrência de chuvas, enquanto as queimadas e incêndios produzem fumaça. As micropartículas dessa fumaça se acumulam até 15 km dentro da troposfera e se dispersam lentamente por todo o território brasileiro.
Em Teresina, a situação é agravada pela proximidade do B-R-O Bró, um período caracterizado por altas temperaturas, calor intenso e baixa umidade do ar, condições que facilitam a propagação das micropartículas de fumaça.
A previsão da Semarh é de que a situação se agrave nos próximos dias, especialmente em setembro, quando as temperaturas tendem a aumentar. Sara Cardoso lembra que, nos últimos dez anos, as queimadas e os incêndios florestais se intensificaram nos meses finais do ano.
O tempo seco e a presença de fumaça na atmosfera podem causar problemas de saúde. Segundo o médico otorrinolaringologista Erick Barros, crianças, idosos e pessoas com asma, rinite e outras condições alérgicas são mais suscetíveis. "Se o ar estiver seco, vai promover o ressecamento de toda a via aérea – nariz, garganta, faringe, traqueia e pulmões – e causar sintomas e processos inflamatórios", alerta o médico.Algumas medidas podem ser adotadas para evitar doenças respiratórias, como o uso de ar-condicionado ou ventilador, desde que não sejam posicionados próximos às vias aéreas, e a utilização de umidificadores de ar. Na ausência desses aparelhos, alternativas populares como colocar um balde com água ou uma toalha molhada nos cômodos mais quentes das residências também são recomendadas.
Fonte: G1
Foto: Rubens Felix
Kommentarer