Em 2023, houve 1.953 registros de ocorrências no Piauí relacionadas a crimes como assédio sexual, importunação sexual, estupro e estupro de vulnerável, sendo que cerca de 51% desses casos foram classificados como estupro de vulnerável. Durante eventos festivos, como o Carnaval, campanhas como o "Não é Não" ganham destaque, e denúncias de comportamentos inadequados são feitas, como o caso de um homem detido pela Guarda Municipal por tentar beijar mulheres à força durante o Corso em Teresina.
Segundo a delegada Nathalia Figueiredo, do núcleo de Feminicídio do DHPP, a diferença entre estupro e importunação sexual reside no uso de violência ou ameaça. A importunação sexual inclui abordagens indesejadas, toques não consentidos e outros atos semelhantes, enquanto o estupro envolve violência, ameaça ou vulnerabilidade da vítima, independentemente da penetração.
A lei também reconhece o estupro de vulnerável, que ocorre quando a vítima está em situação de fragilidade, como menores de 14 anos ou pessoas incapazes de consentir devido a condições mentais ou uso de drogas. Diante de qualquer situação de crime sexual, é crucial acionar as autoridades através do 180 ou 190.
Fonte: cidadeverde.com
Comments