top of page

Polícia do Piauí recupera mais de 5 mil celulares através de estratégia inovadora e pioneira no país

A polícia do Piauí desenvolveu uma nova estratégia que permitiu recuperar mais de 5 mil celulares roubados em apenas oito meses, onde os esforços policiais resultaram na localização e devolução dos aparelhos aos seus legítimos proprietários.

Através de uma investigação minuciosa, a polícia descobriu que os celulares roubados no Piauí estavam sendo comercializados em pelo menos 11 outros estados.

A implementação de uma nova estratégia investigativa possibilitou a recuperação expressiva dos aparelhos. Com o auxílio do setor de inteligência, a polícia desenvolveu um programa de computador para analisar e organizar os registros de furtos e roubos. Em colaboração com o Judiciário, adotou-se uma abordagem mais eficiente, evitando a abertura de procedimentos individuais para cada caso. Agora, uma única investigação abrange centenas, até milhares de aparelhos, tornando o processo mais ágil e eficaz.

O uso de um extenso banco de dados, contendo o IMEI de cada aparelho, permite à polícia rastrear exatamente a localização de cada telefone e identificar seus usuários. Esse monitoramento é viabilizado através da cooperação das operadoras de telefonia, que fornecem informações sobre os indivíduos que ativam novas linhas em celulares roubados ou furtados, mediante ordem judicial.


Felix Zucco


“A partir do momento que ele passa a usar, a gente está monitorando por meio dessa aplicação. O que a gente fez de diferente foi disparar intimações em massa. 300, 500 ou 1000 intimações no mesmo dia. E para trazer uma segurança para o cidadão que é intimado, a intimação sempre sai de um perfil verificado da Secretaria de Segurança Pública.", destaca o diretor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, Anchieta Nery.


Fonte: G1

0 comentário

Commenti


bottom of page