top of page

Piauí reduz em 44% o roubo de celulares após ação policial que recuperou 6.000 aparelhos

Nos últimos nove meses, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí conseguiu recuperar cerca de 6.000 celulares roubados ou furtados e devolvê-los aos seus legítimos proprietários, graças a uma mudança na estratégia de investigação e ao uso de tecnologia.

No primeiro trimestre deste ano, houve uma redução de 44% no número de roubos em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em Teresina, essa redução chega a 50%. Além disso, o número de furtos de aparelhos teve uma queda de 18%.

O setor de inteligência da polícia desenvolveu tecnologias para auxiliar no combate ao crime. Um programa foi criado para rastrear os aparelhos com base em informações obtidas com a colaboração das operadoras de telefonia móvel. Ordens judiciais obrigam as empresas a fornecer informações sobre a ativação de novas linhas em aparelhos irregulares. Com esse banco de dados, que inclui o IMEI de cada aparelho, a polícia consegue rastrear a localização de cada telefone e identificar seus usuários.


Reproduçã/Internet


A iniciativa teve início em 2023, a partir da análise do ciclo pelo qual um celular roubado passa. Esse ciclo começa com o assalto ou furto, passa pelo comerciante que recebe o produto e termina na compra pelos consumidores finais dos smartphones roubados.


Fonte: UOL

0 comentário

留言


bottom of page