top of page

Piauí Lança Campanha de Vacinação contra Poliomielite na Segunda-feir


Fonte: Governo do Estado


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite terá início na próxima segunda-feira (27/05) e continuará até o dia 14 de junho. A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) tem como objetivo vacinar 218 mil crianças menores de cinco anos.

Para preparar os profissionais de saúde dos municípios, a Coordenação de Imunização da Sesapi realizou uma capacitação na quinta-feira (23/05). Serão utilizadas as vacinas oral poliomielite (VOP) e inativada poliomielite (VIP) para imunizar as crianças nessa faixa etária.

“A campanha é crucial, pois o país está em processo de transição para substituir as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) por uma dose de reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). Esta mudança será implementada no segundo semestre de 2024. A partir dessa data, o esquema vacinal e a dose de reforço serão exclusivamente com VIP,” explicou Bárbara Pinheiro, coordenadora de Imunização da Sesapi.

O dia 8 de junho será o dia “D” de divulgação e mobilização nacional. O Ministério da Saúde já distribuiu ao Piauí todas as vacinas necessárias para a campanha, e a Sesapi está providenciando a entrega a todas as Regionais de Saúde.

“A campanha visa aumentar a cobertura vacinal em todo o país, atingindo crianças menores de 5 anos não vacinadas e reforçando as ações de comunicação. A meta é atingir 95% de cobertura para ambas as vacinas, VIP e VOP. Em 2023, a cobertura no Piauí foi de 93,03% para VIP em crianças menores de 1 ano e 87,71% para o reforço de VOP em crianças entre 1 e 4 anos. Em 2024, pretendemos mobilizar todos os municípios para imunizar 100% das crianças,” destacou Leila Pinheiro, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi.

A poliomielite é uma doença grave que causa paralisia flácida, geralmente nos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. A estratégia de vacinação é fundamental para reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, onde a doença foi eliminada desde 1994.


Fonte: 180 Graus

0 comentário

Comments


bottom of page