top of page

Piauí é Pioneiro nas Américas em Implementar Ensino de Inteligência Artificial na Educação Básica e é Reconhecido pela UNESCO


O estado do Piauí se tornou o primeiro território das Américas a integrar o ensino de inteligência artificial (IA) à educação básica, um feito reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Desde o início de 2024, mais de 120 mil estudantes da rede pública estadual cursam a disciplina obrigatória de IA, que foi incorporada ao currículo do 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio.


O projeto pioneiro do Piauí foi apresentado na Semana de Aprendizagem da Unesco, em Paris, na última segunda-feira (2), pelos professores Rosa Vicari e Christian Brackmann, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Eles coordenam o grupo de pesquisa que, em parceria com a Secretaria da Educação do Piauí (Seduc), desenvolveu essa inovadora iniciativa.


Arquivo: CETI Rama Boa


Esse marco posiciona o Brasil como um dos poucos países no mundo a oferecer IA na educação básica, como evidenciado em um documento publicado recentemente pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb). Além do apoio da Unesco, o projeto conta com a colaboração do Google, que forneceu plataformas e serviços para o desenvolvimento do curso, tornando-o o maior do mundo em número de estudantes e profissionais envolvidos.


De acordo com uma pesquisa do Fundo Monetário Internacional (FMI), publicada neste ano, a IA deve impactar 60% dos empregos nas economias avançadas e 40% em todo o mundo nos próximos dois anos, destacando a relevância desse projeto para o futuro do mercado de trabalho.

Além da disciplina de IA, a Seduc também oferece, desde 2023, cursos técnicos em áreas como desenvolvimento de sistemas com ênfase em IA, programação de jogos digitais e marketing digital, atendendo mais de 25 mil estudantes. Há ainda a disciplina de empreendedorismo, em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), com foco no mercado digital e em startups, e o ensino de robótica por meio da Tron Robótica Educativa, que utiliza IA e programação em sua metodologia.


“A educação pública do Piauí, sob a liderança do governador Rafael Fonteles, é hoje um exemplo internacional de inovação e uso de tecnologia no ensino-aprendizagem, além de ser destaque no Ideb. Estamos preparando nossos estudantes para o presente e o futuro, garantindo mais oportunidades de sucesso”, afirmou Washington Bandeira, secretário da Educação do Piauí.


Fonte: Notícia Diária

0 comentário

Comments


bottom of page