top of page

Piauí é o 3º estado com maior uso de carvão e lenha para preparar refeições, diz IBGE

Os dados são do Censo de 2022 e foram divulgados nesta sexta (16)



Preparar os alimentos com lenha e carvão pode parecer uma prática antiga, mas dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 40,9% dos domicílios piauienses ainda utilizam esses meios para cozinhar as refeições. O dado coloca o Estado como o 3º maior do país a utilizar a prática.

Os dados do Censo de 2022 também mostram que o número cresceu 8,3 pontos percentuais em relação a 2016, quando o percentual dos domicílios era de 32,6%. O indicador ficou abaixo apenas do Maranhão, com 47,8%, e do Pará, com 42,7%.


A média brasileira de utilização de lenha e carvão para preparar os alimentos é de 17,1%. O Rio de Janeiro é a unidade da federação com menor utilização da prática, com apenas 3% dos domicílios.


Outros dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do IBGE, apontam que cerca de 96,1% das residências utilizam várias fontes de energia para preparar os alimentos, como gás de botijão e encanado. Em cerca de 50,9% dos domicílios usam fontes que utilizam energia elétrica.


Fonte: Portal A10 mais

0 comentário

コメント


bottom of page