top of page

PF Desmantela Esquema de Fraudes Previdenciárias Envolvendo 40 Prefeituras no Piauí


Reprodução/Internet


A Polícia Federal revelou que cerca de 40 prefeituras do Piauí estão envolvidas em um esquema de fraudes previdenciárias, investigado na operação Grima II. Na quarta-feira (26), a PF cumpriu 14 mandados judiciais, incluindo um de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão em Teresina, Fortaleza (CE), Timon (MA), São Luís (MA) e Goiânia (GO).

O delegado Marco Antônio Nunes Alves informou que a investigação começou por um núcleo no Piauí, formado por advogados e agentes públicos, incluindo prefeitos. A operação, uma ação conjunta entre a PF e o Ministério Público Federal, focou em um grupo especializado em fraudes nas guias de recolhimentos da Previdência. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.

As investigações apontaram corrupção por meio de contratos de assessoria jurídica com municípios, visando a fraude nas guias de recolhimento do FGTS e informações à Previdência Social. Esses contratos permitiam a compensação irregular de créditos previdenciários em nome de prefeituras, sem reconhecimento da Receita Federal.

Na primeira fase da operação, um dos suspeitos teve cinco carros de luxo apreendidos, e nesta segunda etapa, foram encontrados mais seis veículos de alto valor. A renda declarada pelo suspeito não era compatível com os bens apreendidos.

O delegado informou que muitos gestores envolvidos já não estão no mandato, e em alguns casos, o prejuízo gerado por apenas uma prefeitura chegou a R$ 5 milhões. As fraudes começaram em Teresina, mas práticas semelhantes foram registradas em todos os estados onde os mandados foram cumpridos.

Os envolvidos poderão responder por contratações direcionadas, desvio de recursos públicos, crimes contra a ordem tributária, corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.


Fonte: G1

0 comentário

Comments


bottom of page