Nesta quinta-feira (08), a Polícia Federal, com o respaldo da Controladoria-Geral da União, iniciou a operação Prato Vazio. Seis mandados de busca e apreensão estão sendo executados em Bom Princípio do Piauí, localizado a 288 km de Teresina.
Conforme informações da PF, a investigação teve início após uma auditoria da CGU que identificou suspeitas de fraude em dois processos licitatórios promovidos pela Secretaria de Educação de Bom Princípio, nos anos de 2017 e 2019. Esses processos visavam a compra de merenda escolar dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Adicionalmente, durante as investigações, constatou-se que o dono da empresa vencedora dos certames, envoltos em suspeitas de fraude, é parente do ex-gestor do município.
A Justiça Federal também ordenou o bloqueio de bens e valores, totalizando cerca de R$ 200 mil, correspondente ao prejuízo decorrente da compra de alimentos pagos pelo município, mas que não foram entregues à Secretaria de Educação.
Os envolvidos poderão ser acusados de fraude em licitação, lavagem de dinheiro e outros crimes decorrentes da investigação em andamento.
Fonte: Cidade Verde,com
Comments