Freepik
O Ministério da Justiça e Segurança Pública vai adotar o sistema do governo do Piauí para reduzir o roubo e furto de celulares. A medida foi oficializada nesta quinta-feira (1º), com um protocolo de intenções assinado em Brasília.
O Piauí lançou o aplicativo Protege Celular em fevereiro de 2020, que evoluiu para o CellGuard. Este sistema cria um banco de dados com o número Imei dos celulares cadastrados e permite o rastreamento dos aparelhos.
A plataforma federal, Celular Seguro, bloqueia a linha telefônica e o acesso a serviços financeiros, inutilizando o aparelho. Já o sistema piauiense permite o rastreamento e envio de mensagens ao portador do celular roubado, incentivando a devolução voluntária.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou que 8 mil aparelhos foram devolvidos nos primeiros seis meses de 2024, com uma redução de 38% nos roubos e furtos em comparação ao primeiro semestre de 2023. O sucesso do programa atraiu a atenção de outras unidades federativas.
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, elogiou a iniciativa do Piauí e instituiu um grupo de trabalho para elaborar o Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares, baseado na experiência piauiense, com um prazo de 90 dias para conclusão.
Fonte: ICL Notícias
Comments