top of page

Mãe Perde 70 kg para Doar Rim ao Filho e Realiza Primeiro Transplante entre Vivos do HGV

A professora Elisângela Castro perdeu 70 kg em dois anos para poder doar um rim ao seu filho, Ricardo Patrese, diagnosticado com doença renal crônica há 10 anos. Este foi o primeiro transplante de rim entre duas pessoas vivas realizado pelo Hospital Getúlio Vargas (HGV), o maior hospital público do estado, em Teresina.

"Me senti muito feliz. Faria tudo de novo para não ver ele sofrendo numa máquina de hemodiálise", disse a mãe emocionada.


Reprodução/Internet


A cirurgia ocorreu na quinta-feira (23). Ricardo, de 32 anos, recebeu um dos rins da mãe após uma espera de 10 anos. Apesar da compatibilidade, Elisângela não podia passar pelo procedimento devido à obesidade mórbida.

Elisângela contou que seu filho descobriu a doença renal crônica durante exames de rotina e que suas funções renais iriam se deteriorar gradualmente. Determinada a ajudar, ela iniciou uma reeducação alimentar e emagreceu alguns quilos, mas não o suficiente para ser uma doadora.

Há dois anos, Elisângela decidiu se submeter à cirurgia bariátrica e fez diversas mudanças em sua rotina para se tornar mais saudável, preparando-se para o inevitável transplante.

A família é natural de Marcolândia, a 418 km de Teresina. Segundo o hospital, a cirurgia foi bem-sucedida e o paciente está se recuperando bem.


Fonte: G1

0 comentário

Comentários


bottom of page