top of page

Inmet emite alerta para chuvas intensas em todo Piauí

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos emitiram alertas amarelos e laranjas devido à previsão de chuvas intensas para 221 municípios no Piauí, com possibilidade de precipitação de até 100 mm.


Na área abrangida pelo alerta laranja, que inclui 64 municípios, a previsão é de chuvas entre 30 e 100 mm/dia, acompanhadas por ventos intensos variando de 60 a 100 km/h. Os impactos potenciais abrangem cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para os outros 157 municípios afetados pelo alerta amarelo, a chuva pode variar entre 20 e 50 mm/dia, com ventos intensos entre 40 e 60 km/h. O Inmet alertou que até o dia 29 de janeiro, são esperadas chuvas com volumes superiores a 100 mm, acompanhadas por rajadas de vento, trovoadas e raios.

O instituto orienta que, em caso de rajadas de vento, é desaconselhável procurar abrigo debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda também não é recomendado pelos mesmos motivos. Em situações de emergência, a população deve contatar a Defesa Civil (telefone 199) e/ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: 180 Graus

0 comentário

Comments


bottom of page