Foto: Renato Andrade/Cidade Verde
A Expo Favela Innovation Piauí, a maior feira voltada para negócios nas favelas, teve sua abertura nesta sexta-feira, 1º de agosto, com a participação de 60 empreendedores de diversos municípios do Estado. O evento, que ocorre no Sesc Cajuína hoje e amanhã, conta com a presença de convidados nacionais que ministrarão palestras.
Participaram da abertura o chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, e os secretários estaduais Washington Bandeira (Educação), Nubia Lopes (Relações Sociais) e José Neto Monteiro (Turismo).
Entre os destaques da feira está o aplicativo "Conselheiro Virtual", criado por cinco estudantes da Escola Nossa Senhora do Patrocínio, em Pio IX, sob a orientação do professor Diógenes Vieira. O app, que ainda está em fase de testes, foi desenvolvido para combater a ansiedade e a depressão nas escolas, proporcionando um espaço de conversa com privacidade e segurança. "O Conselho Virtual foi desenvolvido para ajudar as pessoas que têm ansiedade e depressão na escola, e a gente buscou fazer uma simples solução, que é você conversar com ele através de um app com 100% de privacidade e total segurança para o usuário", informou Kayke de Sousa, de 18 anos.
Além das inovações tecnológicas, a Expo Favela facilita o networking entre empreendedores, conectando-os a potenciais investidores e instituições de qualificação. "Estamos aqui também conectando esses empreendedores, pois muitos deles não se conheciam e às vezes o produto de um é a solução do outro", disse Valcian Calixo, organizador do evento.
O ministro Márcio Macedo destacou a importância da Central Única das Favelas (Cufa) no desenvolvimento da economia popular e reafirmou o apoio do governo federal à iniciativa. O secretário de Educação, Washington Bandeira, enfatizou que 15 projetos de escolas estaduais estão sendo expostos, mostrando o apoio da Secretaria de Educação ao evento.
Fonte: Cidadeverde.com
Comments