top of page

Estudantes de Boqueirão do Piauí Conquistam Bronze na Olimpíada Brasileira de Tecnologia

Estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Antônio dos Reis e Silva, em Boqueirão do Piauí, conquistaram a medalha de bronze na 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT). O CETI Antônio dos Reis foi a única escola piauiense premiada entre as oito inscritas na competição.

A equipe, chamada “Guardiões da Mente”, era composta por seis estudantes que se dividiram em duas subequipes, uma social e outra técnica de matemática, para desenvolver um protótipo inovador de aplicativo chamado MindWell. Este aplicativo visa monitorar a saúde mental dos usuários, oferecendo suporte e direcionamento para buscar ajuda quando necessário. O MindWell analisa as condições emocionais e fornece orientações valiosas para o usuário.


Fonte: Governo do Piauí


O professor orientador Marcos Ramon Resende anunciou que os estudantes viajarão para São José dos Campos (SP) para participar da Semana da Escola Avançada de Tecnologia (EAT), promovida pelo Instituto Alpha Lumen, de 23 a 26 de julho, onde ocorrerá a premiação.

“Temos alunos dos cursos técnicos de agente comunitário de saúde e de técnico em informática para internet na equipe. Passamos na primeira fase e desenvolvemos o protótipo do aplicativo, que agora será produzido na prática para a apresentação. Estamos muito felizes por representar o estado do Piauí nessa olimpíada”, afirmou o professor.

A OBT, que possui duas fases obrigatórias e uma opcional, é aberta a estudantes de escolas públicas e privadas, com dois níveis de competição: um para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e outro para alunos do Ensino Médio. Luiz Eduardo Barros, aluno da 3ª série do Ensino Médio e medalhista, expressou sua felicidade: “Foi muito gratificante participar dessa olimpíada e ser premiado com a medalha de bronze. Foi uma experiência gratificante para todos nós”.

Marisa de Mesquita, outra estudante premiada, complementou: “Estou muito feliz por ganhar essa medalha de bronze. Fizemos de tudo para conseguir esse destaque e agora podemos comemorar”.

O Secretário de Estado da Educação destacou o empenho dos estudantes: “É um orgulho receber resultados como esse dos nossos estudantes. Eles são os grandes protagonistas da Educação e têm demonstrado suas capacidades em olimpíadas do conhecimento. Estamos trabalhando para fortalecer a preparação dos nossos jovens para essas competições científicas”.

A Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT) busca aproximar a área de TI de estudantes e professores, mostrando seu potencial para soluções efetivas e inclusão socioeconômica. Os participantes resolvem problemas de matemática aplicada e lógica computacional, abordam questões locais, regionais ou nacionais associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e desenvolvem protótipos de soluções.

A OBT é realizada pelo Instituto Alpha Lumen e o Massachusetts Institute of Technology Brazil (MIT Brazil), com apoio do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).


Fonte: Secom-PI

0 comentário

Comentarios


bottom of page