top of page

Baleia já extinta pode ser espécie mais pesada que já existiu

A 'Perucetus colossus' pode ter sido a maior de todos os tempos, de acordo com um estudo publicado recentemente

Cuidado, baleia-azul. Há um novo candidato ao título dos pesos pesados. Uma baleia recém-descoberta — que viveu há quase 40 milhões de anos — pode ser o animal mais pesado que já existiu, com base em um esqueleto parcial encontrado no Peru, de acordo com uma declaração feita por cientistas nesta quarta-feira (2). 

A baleia-azul moderna é, há muito tempo, considerada o maior e mais pesado animal da história, superando todos os dinossauros gigantes do passado distante. Mas o Perucetus colossus (a "baleia colossal do Peru") pode ter sido ainda maior, segundo um estudo publicado na revista Nature.

Com base em alguns ossos maciços encontrados no deserto peruano, uma equipe internacional de pesquisadores estimou que o animal tinha uma massa corporal média de 180 toneladas.

Esse peso seria insuficiente para destronar o título ostentado pela maior baleia-azul já registrada, de 190 toneladas, segundo o Guinness World Records. Mas os pesquisadores estimaram que a faixa da antiga baleia estava entre 85 e 340 toneladas, o que significa que pode ser significativamente maior. 

0 comentário

Comments


bottom of page