top of page

B-R-O bró registra recorde no aumento de consumo de energia no Piauí, diz Equatorial

As duas maiores demandas de energia dos últimos 10 anos aconteceram neste mês


O período do B-R-O bró no Piauí já é caracterizado por atingir altas temperaturas, porém esse ano os termômetros estão registrando índices cada vez mais elevados e, consequentemente, o consumo de energia tem sido cada vez maior, principalmente na tentativa de amenizar os efeitos desse calor.

Segundo levantamento realizado pela Equatorial Piauí, as duas maiores demandas de energia dos últimos 10 anos, aconteceram em setembro, no dia 25 foi registrada a demanda máxima de 905 MW às 23h, a maior da história, e no dia 21, às 23h, no qual foi registrado 877 MW de demanda máxima.




O Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí, Abraão Galeno, explica qual o motivo desse aumento de consumo. “Naturalmente, no período da noite as pessoas tendem a ficar mais em casa e, consequentemente, fazer o uso mais frequente de aparelhos de ar-condicionado, ventilador, climatizador, entre outros. Por esse motivo, é que nesse horário das 23h registramos as maiores demandas de energia. A tendência é que no mês de outubro essa demanda seja maior, uma vez que tradicionalmente o mês é um dos mais quente”, afirmou o executivo.

Para se ter ideia, os municípios que registraram o maior crescimento de consumo em agosto coincidem com as cidades que este ano estão também registrando as temperaturas mais elevadas. Confira:


  • Diante do aumento do consumo de energia, é importante que sejam adotadas algumas ações com o objetivo de usar energia de forma consciente e economizar na fatura mensal de energia.

  • Aparelhos eletrônicos devem ser sempre desligados da tomada quando não estiverem sendo utilizados, tendo em vista, que mesmo em modo stand-by acabam consumindo energia;

  • O ideal é que ar-condicionado possa ficar com a temperatura próxima a 23°C, abaixo disso acabando forçando um consumo maior de energia.

  • O consumidor pode programar o ar-condicionado para desligar sozinho após alcançar a temperatura ideal.

  • Evite deixar lâmpadas ligadas durante o dia, principalmente da área externa da casa. À noite, desligue as lâmpadas dos ambientes que você não estiver utilizando.

“Já em relação a geladeira, é recomendado evitar ficar abrindo de forma frequente, porque quanto mais tempo ficar aberta mais alto será o consumo do eletrodoméstico. Por fim, outra orientação é sempre ficar atento as manutenções recomendadas no manual pelos fabricantes dos eletrodomésticos e ao adquirir novos equipamentos, buscar sempre aqueles que possuem Selo Procel A, pois consomem menos energia”, pontuou o Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí, Abraão Galeno.


Fonte: Portal A10+

0 comentário

Comentarios


bottom of page