top of page

Apesar dos Inúmeros Casos, é Baixa a Procura por Vacinação Contra Dengue Piauí

Apesar do aumento de casos de dengue em todo o Piauí, a vacinação continua com baixa procura em Teresina e nos outros municípios do interior onde as campanhas de imunização já começaram.

Os municípios dos territórios Entre-Rios e Chapada das Mangabeiras já iniciaram suas campanhas de imunização. Segundo Leopoldina Cipriano, presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Piauí (Cosems) e secretária de Saúde de Miguel Alves, todos os municípios já iniciaram suas campanhas de vacinação, mas a adesão está sendo baixa.

"A orientação era vacinar crianças de 10 anos, depois 11, e assim por diante, mas estamos abrindo para outras faixas etárias devido à baixa procura. Em Miguel Alves, a vacinação para crianças de 10 a 12 anos está disponível, mas a busca é pequena. Precisamos mobilizar mais. Ontem mesmo tivemos uma reunião com o Cosems e a Secretaria de Saúde para garantir que as vacinações sejam registradas no sistema corretamente", explicou Leopoldina.

Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) afirmou que o número de aplicações de doses está dentro do esperado, e aguardam novas doses do Ministério da Saúde.

"A quantidade de vacinas enviada ao Piauí foi muito pequena. Esperamos que o Ministério da Saúde adquira novas doses para enviar mais vacinas ao Piauí e a Teresina. As doses que vieram para Teresina já foram aplicadas ou estão agendadas. Utilizamos todas as doses disponíveis", afirmou Valfrido Salmito, diretor de vigilância em saúde da FMS.


Reprodução


Salmito também destacou a importância dos cuidados para quem apresenta sintomas da dengue. "É essencial manter uma boa hidratação, bebendo muita água. Se não for possível se hidratar adequadamente por via oral, é necessário procurar um hospital para hidratação venosa. Sinais de alerta, como dor abdominal e pele fria, indicam gravidade. As pessoas devem ser acompanhadas durante todo o período da doença."

O infectologista também ressaltou a importância da prevenção. "Usar repelente é fundamental para quem não contraiu a doença e quer se proteger. Além disso, é essencial eliminar todos os criadouros de mosquitos em casa, evitar água parada e fazer uma varredura na casa para eliminar possíveis focos. Cuidar da própria saúde e buscar orientação médica são medidas essenciais", concluiu.


0 comentário

Comments


bottom of page