top of page

Alerta para chuvas intensas em Municípios do Piauí

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos de alerta para a possibilidade de chuvas fortes nas próximas horas em municípios das regiões Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste do Piauí. Os alertas permanecem vigentes até o final desta manhã (24) e abrangem 181 cidades.



O primeiro alerta, classificado como amarelo de perigo potencial para chuvas, prevê precipitações entre 20mm/h e 30mm/h, ou até 50mm/dia, associadas a ventos intensos variando entre 40 e 60 km/h. Há também um baixo risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O segundo alerta, categorizado como laranja com perigo de temporal, indica chuvas entre 30 e 60mm/h, ou de 50 a 100mm/dia, acompanhadas de ventos intensos entre 60 e 100 km/h, aumentando o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta amarelo abrange as cidades localizadas no Sudoeste, Centro-Norte e Sudoeste do Estado, enquanto o alerta laranja é direcionado aos municípios da região Sudoeste.

O Instituto Nacional de Meteorologia destaca a importância de, em caso de rajadas de vento, as populações afetadas evitarem se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda de galhos e descargas elétricas. Recomenda-se também não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Em situações de emergência, a população deve contatar a Defesa Civil pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.


Fonte: Portal O Dia.com

0 comentário

Comments


bottom of page