top of page

Agora vai! Asteroide 'potencialmente perigoso' se aproximará da Terra

Um asteroide, categorizado como "potencialmente perigoso" pela NASA, passará a uma distância de 2,8 milhões de quilômetros da Terra nesta sexta-feira (2). Trata-se da rocha espacial conhecida como 2008 OS7, que possui aproximadamente 271 metros de diâmetro.

Para efeito de comparação, isso é quase equivalente ao tamanho do antigo Maracanã, que possuía cerca de 300 metros de diâmetro externo.



Quando ocorrerá a passagem do asteroide pela Terra?

A rocha espacial passará pelo nosso planeta na manhã desta sexta-feira, 2 de fevereiro, por volta das 11h41 (horário de Brasília). Segundo a NASA, apesar da classificação de perigo, não há nenhum risco de colisão do asteroide com a Terra.

Vale ressaltar que a NASA classifica como "potencialmente perigoso" qualquer asteroide que se aproxime a pelo menos 7,5 milhões de quilômetros da órbita terrestre e tenha mais de 140 metros de diâmetro (o 2008 OS7 possui quase o dobro desse tamanho).

Atualmente, 2.350 asteroides receberam essa classificação. O próximo, o 99942 Apophis, está previsto para passar pela Terra em 14 de abril de 2029.

As informações foram obtidas do Virtual Telescope.


Fonte: Olhar Digital

0 comentário

Comentários


bottom of page