top of page

20 anos do Orkut; revisitando a pioneira das redes sociais

O Orkut, queridinho dos primeiros internautas brasileiros, estaria completando 20 anos nesta semana se não tivesse sido desativado em 2014. A plataforma foi o cenário de memórias, reunindo amigos distantes e proporcionando muita diversão durante os anos 2000.




O que diferenciava o Orkut das redes sociais atuais era sua simplicidade e interação mais direta entre os usuários. Lembra dos depoimentos, dos scraps e dos jogos viciantes como Colheita Feliz? E quem não gostava de ver quem visitou o seu perfil?

Mesmo com os contratempos que a plataforma causava a alguns - constantes travamentos -, a influência e o legado dessa rede social persistem na nostalgia dos antigos usuários. Por isso, é importante relembrar algumas das funcionalidades que tornaram o Orkut tão popular.

Depoimentos

No Orkut, era possível enviar "depoimentos" aos amigos, funcionando como uma homenagem. Havia muitas declarações públicas de amor!

Essas mensagens ficavam fixadas no perfil da pessoa, como se fossem recadinhos públicos, mas precisavam ser aprovadas antes da publicação.

Era comum haver uma disputa amigável para ficar no topo da lista de depoimentos de um amigo, como se fosse uma maneira de dizer: "Eu sou importante na vida dessa pessoa!"

Scraps

Diferentemente dos depoimentos, os "Scraps" eram mensagens que iam diretamente para o perfil do usuário.

Ficavam como um tipo de mural digital, onde amigos compartilhavam saudações, piadas e até mesmo pequenos lembretes.

Também era possível enviar imagens, gifs e aqueles desenhos criados com o próprio texto.

Sim, quase tudo o que temos hoje foi inspirado no antigo Orkut.

Perfil Visitado: Quem Passou por Aqui?

Numa era menos preocupada com privacidade, o Orkut permitia aos usuários ver quem havia visitado seus perfis nos últimos dias, um recurso semelhante ao do TikTok hoje.

Era possível desativar o recurso, mas nem as pessoas viam que você as visitou, nem você via quem te visitou.

Toda essa curiosidade alimentava as interações e conexões entre os amigos.


Fonte: Só Notícia Boa

0 comentário

Comments


bottom of page